Actividades físicas:

Este tipo de acções visam promover a melhoria e manutenção da mobilidade articular, reforço muscular, destreza de movimentos, locomoção e preservação da função cardiorespiratória, bem como, a melhoria da auto-estima, concentração e bem-estar pessoal. Desta forma, todas as semanas, a Animadora Sociocultural e a Fisioterapeuta, realizam em conjunto, do Dia da Mobilidade.

- Equilíbrio;
- Mobilidade;
- Flexibilidade;
- Reforço Muscular;
- Destreza e coordenação;
- Adaptação cardiorespiratória perante o esforço.

Actividades de desenvolvimento cognitivo:
Têm como principal objectivo aumentar a actividade cerebral, retardar a perda de memória, bem como, prevenir o aparecimento de doenças degenerativas.

- Leitura e escrita;
- Informática;
- Jogos de estratégia;
- Jogos de memória.

Actividades de expressão plástica:
Estas actividades visam proporcionar aos idosos a possibilidade de se exprimir através das artes plásticas e dos trabalhos manuais. Pretende-se ainda que desenvolvam a sua criatividade e imaginação, a coordenação psicomotora, a precisão manual e a motricidade fina.

- Pintura;
- Escultura;
- Tapeçaria;
- Bordados;
- Rendas;
- Colagens.

Actividades de expressão e comunicação:

Este tipo de actividades tem como principal objectivo incentivar os idosos a transmitir os seus sentimentos e emoções através da voz, do comportamento, da postura e movimento.

- Dança;
- Expressão Dramática;
- Expressão Musical.

Actividades promotoras do desenvolvimento pessoal e social:
Este tipo de actividades pretende fomentar o desenvolvimento do “EU” dos idosos, os seus sentimentos, emoções e experiências de vida, bem como, as competências sociais e pessoais.

Procura estimular o autoconhecimento, a interacção entre a pessoa e o grupo e a dinâmica de grupo.

- Desenvolvimento Pessoal;
- Desenvolvimento Espiritual;
- Desenvolvimento Religioso;
- Jogos de Apresentação;
- Jogos de Selecção;
- Jogos de Confiança.

Actividades lúdicas:
Visam divertir as pessoas e o grupo, promover o convívio, ocupar o tempo e divulgar os conhecimentos, artes e saberes. Todas as actividades, na sua essência, tem estes objectivos mas a animação lúdica é direccionada principalmente para a essência da animação: brincadeira, entretenimento e lazer.

- Festas;
- Visitas Culturais;
- Jogos e Rábulas.